domingo, 17 de julho de 2011

Evasão escolar no Amazonas é a maior do País, segundo dados do Inep


16 Jul 2011 .
Entre os Estados com maior índice de reprovação na 1ª série do Ensino Fundamental o Amazonas tem o quarto maior percentual, contabilizando 4,1% de alunos reprovados.
Manaus - O Amazonas é o Estado brasileiro com maior índice de evasão escolar na 1ª série do Ensino Fundamental, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Nesta faixa de ensino, 5,1% dos alunos abandonam as escolas. A média nacional é de 1,6%, segundo o Inep.
Entre os Estados com maior índice de reprovação na 1ª série do Ensino Fundamental o Amazonas tem o quarto maior percentual, contabilizando 4,1% de alunos reprovados, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, com 9,6%, Piauí (7,6%) e Paraíba (5,3%).
Outro ponto avaliado pelo Inep é a distorção entre a idade é a série onde os alunos estudam no Ensino Fundamental. Neste item, o Amazonas apresenta o quarto pior resultado do País, com 35,4% dos estudantes em séries incompatíveis com a idade. O Estado fica atrás apenas da Paraíba (39,9%), Bahia (38,1%) e Sergipe (37,9%), de acordo com o Inep.
A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) informou que mantém o Programa de Redução do Abandono Escolar (Prae), que realiza palestras e ações sócioeducativas nas escolas da Rede Estadual de Ensino visando combater à evasão.
Sobre o índice de reprovação no primeiro ano do Ensino Fundamental, a coordenadora do Programa de Correção do Fluxo Escolar da Seduc (Projeto Avançar), Lucilene Macedo, afirmou que o índice é bastante influenciado pelas escolas das redes municipais do Estado. “Nas escolas da Rede Estadual, trabalhamos com ciclos em que o índice de reprovação não alcança 1% dos alunos”, disse.
Lucilene também abordou o distorção entre a idade e a série no Amazonas. Segundo ela, apesar de alta, essa distorção reduziu 14% nos últimos seis anos. “A tendência daqui para frente é reduzir ainda mais”, informou. Para Lucilene, isso ocorre mais por problemas sociais que efetivamente educacionais. “Os alunos abandonam a escola por algum motivo e depois retornam em uma série que destoa de sua idade”, disse.
Fonte: www.d24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário