Índice Firjan de Gestão Fiscal Brasil (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para analisar a situação financeira dos municípios, apontou o município de Maués como um dos municípios do Brasil com a situação fiscal difícil.
Ocupando o 1.8721º lugar no ranking Nacional e 24º no ranking Estadual. Maués é um dos piores municípios do Brasil em investimentos públicos. Ruas pavimentadas, iluminação pública de qualidade, transporte, escolas e hospitais bem equipados, serviram como bases para a coleta de dados e informações dos municípios brasileiros. Além da falta de investimentos municipais capazes de aumentar a produtividade do trabalhador e promover o bem-estar da população.
O IFGF é composto por cinco indicadores: receita própria (mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União), gastos com pessoal, investimentos, liquidez (verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo) e custo da dívida.
O IFGF é feito com base nos dados que as próprias prefeituras forneceram à Secretaria de Tesouro Nacional. O levantamento levou em conta 5.243 municípios, onde vive 96,5% da população brasileira. Apenas as cidades que não apresentaram as informações ou estavam com dados inconsistentes não foram avaliadas. O objetivo do estudo é avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios e fornecer informações que auxiliem os gestores públicos na decisão de alocação dos recursos.
Para mais informações acesse: http://www.firjan.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário