segunda-feira, 22 de junho de 2015

Maués tem uma das piores gestões fiscais do Brasil, conforme índice da Firjan


Índice Firjan de Gestão Fiscal Brasil (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para analisar a situação financeira dos municípios, apontou o município de Maués como um dos municípios do Brasil com a situação fiscal difícil.

Ocupando o 1.8721º lugar no ranking Nacional e 24º no ranking Estadual.  Maués é um dos piores municípios do Brasil em investimentos públicos. Ruas pavimentadas, iluminação pública de qualidade, transporte, escolas e hospitais bem equipados, serviram como bases para a coleta de dados e informações dos municípios brasileiros. Além da falta de investimentos municipais capazes de aumentar a produtividade do trabalhador e promover o bem-estar da população.  


O IFGF é composto por cinco indicadores: receita própria (mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União), gastos com pessoal, investimentos, liquidez (verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo) e custo da dívida.

O IFGF é feito com base nos dados que as próprias prefeituras forneceram à Secretaria de Tesouro Nacional. O levantamento levou em conta 5.243 municípios, onde vive 96,5% da população brasileira. Apenas as cidades que não apresentaram as informações ou estavam com dados inconsistentes não foram avaliadas. O objetivo do estudo é avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios e fornecer informações que auxiliem os gestores públicos na decisão de alocação dos recursos.


Para mais informações acesse: http://www.firjan.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário