quarta-feira, 12 de março de 2014

Sistema educacional de Maués em crise


O sistema educacional da terra do guaraná passa atualmente por serias dificuldades. As irregularidades encontradas no Processo Seletivo oferecidos pela Semed, por meio dos editais nº 1/2014/, nº 2/2014 e nº 2/2014, onde o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE),  suspendeu por meio de liminar, até que seja sanada as irregularidades detectadas, nas quais são: prazo muito curto entre a publicação do edital e inscrição dos candidatos, além de requisitos encontrados que ferem o princípio constitucional de ampla acessibilidade aos cargos públicos, e o grande número de cargos que devem ser oferecidos por meio de concurso público, não por processo seletivo e muitas outras irregularidades.


Já comprometem o início do ano letivo de 2014, necessitando de adequação ao calendário no decorrer do ano, prejudicando assim mais de 7.000 alunos.
A falta de um salário justo aos professores municipais por meio de um plano de cargos e salários que atenda o piso nacional dos professores de educação básica devendo chegar à R$ 1.697,39, falta de qualidade no ambiente escolar. Sem contar que o atual prefeito em palanque de campanha prometeu em público, se eleito fosse - dobraria o salário dos professores.


Para deixar o ambiente educacional ainda mais turbulento, o secretário municipal de educação Sr. Luiz Gonçalves, em entrevista ao programa guaraná com o Prefeito transmitido nas manhãs de domingo pela rádio Guaranópolis do último dia 9 (março).  Deixou bem claro a sua insatisfação com os seus colegas de trabalho, ao desvendar que professores da rede municipal de ensino até aquela data, ainda não tinham entregue se quer, o diário de classe. Mostrando assim a falta de organização e de um planejamento educacional.


Um comentário:

  1. Está certo que atravessamos uma dificuldade chamada "crise", mas devemos fazer a seguinte pergunta. Como surge a crise?
    Para que essa pergunta seja respondido é necessário pesquisa. contudo será que as escolas oferecem meios adequados para tal formulação de ideia.
    De acordo com os meus princípios, todos os problemas enfrentados pela população pobre, vem da falta de escolaridade. Mas será que quem está no poder quer que as pessoas pobres sejam intelectualmente evoluídas? Pode ter certeza que não. Por quê? Porque é mais fácil fazer a cabeça de um ignorante do que de uma pessoa que é capaz de agir de acordo com os seus pensamentos. Só vos dou um aviso, apesar de não poder fazer nada agora não vão pensando que me esquecerei do que fazem com a população.

    ResponderExcluir